plantar em apartamento

Plantas em ambientes fechados, quais seus benefícios?

“Segue o teu destino, rega as tuas plantas, ama as tuas rosas! O resto é a sombra de árvores alheias. ”

Fernando Pessoa, grande poeta português que nos presenteou com suas palavras encantadoras há algumas décadas, mal sabia que a sombra que nos perseguiria anos depois de sua morte iria muito além do alheio. Hoje, somos assombrados por algo que não vemos, pela rotina entre diversas paredes, e qualquer contato que nos remeta à vida lá fora já nos dá um respiro e nos incentiva a dar um passinho rumo a tempos melhores.

Todo mundo tem buscado se equilibrar de alguma forma em meio ao isolamento social e aos dias árduos em que estamos vivendo, mas, hoje, particularmente, falaremos do “regar as tuas plantas e amar as tuas rosas”.

O Instituto Brasileiro de Floricultura (Ibraflor) aponta que houve um aumento de até 20% nos negócios do setor de plantas e flores. Isso mostra que, apesar de estarem passando por tempos extremamente difíceis, os brasileiros têm buscado florir seu lares. Os motivos principais para isso estar acontecendo são vários: esses presentes da natureza não somente trazem beleza para o nosso ambiente, mas também beneficiam nossa saúde e melhoram a qualidade do ar. E, além disso, aproveito para deixar como nota pessoal que acredito que o ato de cuidar das plantas é como um conforto de ter controle sobre algo perante um universo de incertezas.

Você sabia?

Plantas ajudam a combater problemas como o resfriado comum, dores de cabeça, congestionamentos nasais e pele seca! Por serem um umidificador natural, elas também purificam o ar, diminuindo o nível de dióxido de carbono na atmosfera, além de ajudar a limpar as secreções e diminuir a poeira e doenças relacionadas a ela em mais de 30%.

Sonolência e estresse

Durante o processo de fotossíntese, as plantas removem o CO2 do ar, que, em excesso, pode elevar os níveis de sonolência. Ademais, elas também contribuem para uma sensação de bem estar, deixando as pessoas mais calmas e menos estressadas.

Insônia

Algumas espécies como margaridas e gérberas liberam oxigênio à noite. Quando colocadas próximas à cama, a produção extra de oxigênio ajudará no combate à insônia.

 

Depressão

Você sabia que as plantas são ótimas aliadas no tratamento da depressão? Ambientes com muitas plantas são ricos em prana (chi), que são a energia vital que nos nutre. Além disso, cuidar das plantas, conversar com elas e ver elas se recriando a cada dia nos trás uma nova perspectiva de vida. 

 

Ok, Terra Doce Lar! Já entendemos os benefícios de deixar os ambientes mais “verdes”, mas não faço a mínima ideia de por onde começar!
Sem problemas! Nem todos nós da redação sabemos (eu inclusive, kkkrying).
Pensando nisso, deixo aqui um outro post colaborativo da TDL altamente explicativo que tenho certeza que, assim como a mim, também te ajudará:

 

OBS: nem todas as plantinhas são ok parao consumo das nossas crianças ou bichinhos :(
Portanto, sempre que pintar a dúvida, vale dar um Google ou perguntar em grupos de facebook colaborativos!

Espero que esteja bem e prontos para todo dia reiniciar uma revolução verde :)

 

AUTORA: Ingrid Amaral

REVISÃO: Nicole Camargo, Marina Andrômeda

FOTO: Valeria Ushakova

Todos os textos da Terra Doce Lar são de realização colaborativa. Se você quer participar também envie um e-mail para contato@terradocelar.com

Ingrid Amaral

 

 

Regresar al blog

6 comentarios

] Tonirap pfi.vfdn.terradocelar.com.dsw.rt http://slkjfdf.net/

inelmafsax

] Uwtapen uen.llbr.terradocelar.com.mhh.nn http://slkjfdf.net/

papibga

] Inayemej fuf.yvfk.terradocelar.com.nwe.qh http://slkjfdf.net/

vnawesiol

] Ujomekohe heq.kygo.terradocelar.com.doz.oq http://slkjfdf.net/

uuniicuthu

] Ecigiv ork.jsrn.terradocelar.com.hfs.xm http://slkjfdf.net/

ifuayee

Deja un comentario

1 de 4