Se você se enquadra no modo acelerado de viver, assim como a maioria das pessoas residentes das grandes cidades, pode até achar impossível plantar qualquer tipo de muda alimentícia em seu lar, mas tenha a certeza de que não é tão difícil assim, muito pelo contrário, plantar pode tornar-se um hábito dos mais prazerosos em sua vida.
Casas com grandes espaços e quintais generosos são ideais para plantar árvores frutíferas e fazer uma horta com muitas variedades de vegetais, mas quem mora em espaços compactos, como flats ou apartamentos pequenos, também pode tirar proveito desse hobby saudável e sustentável ao investir em vasos menores para montar sua hortinha, aproveitando assim as áreas mais ensolaradas.
Você pode ousar mais e plantar frutas como abacaxi também em jarros, que são super ornamentais e precisam de pouquíssimo sol. Em dois anos você terá o seu próprio abacaxi de apartamento, e você só precisa de uma coroa.
Legal, não é? E como começar?
O primeiro passo é escolher o local adequado.
A depender do que você for plantar, vale estudar quanto sol aquela planta precisa. Geralmente, hortas se dão bem com mais sol que outras plantas. Por isso, é importante que você escolha por que tipo de alimentos começar (hortas ou frutas, por exemplo), para saber a quantidade de sol necessária.
Após realizada essa escolha do que você vai plantar, algumas coisas úteis para se ter são: terra adubada, argila expandida, manta de bidim ou feltro, que, caso você não tenha, pode ser encontrada em viveiros e casas especializadas.
Você vai precisar também escolher um jarro e ou local para plantar.
Se você não tem muito espaço, recomendamos que estude a possibilidade de fazer uma horta vertical. Na Terra Doce Lar, temos mantas de feltro especializadas para jardins e hortas verticais, que pode ser usado em paredes, varandas, sacadas, muros, sempre observando o a quantidade de sol para cada planta.
Você também pode usar a criatividade e reciclar materiais como garrafas PET, Paletes ou tubos de PVC para fazer vasos.
Como plantar?
Na primeira camada, crie um sistema de drenagem para evitar o apodrecimento das raízes por excesso de água acumulada.
Coloque no fundo de cada bolso ou jarro algumas bolinhas de argila compactada, cubra com um pedaço de manta bidim, depois coloque a terra adequada para cada planta que usar.
Coloque um pouco de argila expandida no fundo dos vasos e cubra com a manta. Depois preencha com duas partes de terra adubada, coloque as mudas ou sementes e por fim coloque mais um pouco de terra para cobri-las.
Você também pode reaproveitar as raízes que sobram daqueles pés de cebolinha, hortelã, manjericão e salsinha utilizados para temperar as suas deliciosas refeições, para isso, basta colocá-las em um pote com água e aguardar alguns dias, trocando a água esporadicamente, para que as raízes comecem a se desenvolver, depois é só plantá-las, e sentir-se feliz ao ver as mudas crescerem.
Como adubar?
Para adubar a terra vá guardando as cascas de ovos, borra de café, casca de legumes, frutas e verduras até obter uma quantidade significativa, depois coloque um pouco de água no liquidificador, misture tudo e bata bem. Coloque esse adubo ao redor das plantas pelo menos uma vez por mês. Você pode também espalhar a borra do café e casca de ovos triturada por cima da terra. As cascas de banana podem ser cortadas e colocadas por debaixo da terra. Busque o que for mais apropriado à sua rotina.
Qual é a relevância desses plantios?
Nós, da Terra Doce Lar, temos como objetivo, não somente incentivar o plantio de mudas alimentícias, mas também conscientizar sobre a importância da reciclagem e reaproveitamento dos restos de alimentos, evitando assim o aumento da produção de lixo.
Além do mais, com um pouco de dedicação e boa vontade, o ato de plantar tornará o seu dia a dia mais saudável, nutritivo e divertido, ao mesmo tempo em que dará a você a oportunidade de ser a diferença no mundo!
Quando você fizer o seu plantio, você já vai estar participando do #DesafioTerraDoceLar contribuindo para o fim da fome mundial. Fizemos um post ótimo sobre o fim da fome mundial nesse blog post.
Não esqueça de registrar o seu plantio no formulário de novas mudas alimentícias, pra que a gente possa contabilizar, rumo a 8 bilhões de novas mudas alimentícias, rumo ao fim da fome mundial.
AUTORIA: SANDRA HLEBETZ
REVISÃO: Karla Gama, Marina Andrômeda
Foto: Lisa Pexels