O que acontece em um minuto na Internet?

O que acontece em um minuto na Internet?

Nessa busca por um universo de utopias possíveis, quando chamamos as pessoas para mudarem o mundo, nos deparamos muitas vezes com um argumento que desvia a humanidade dessas causas pouco importantes como acabar com a fome mundial, ar limpo pra respirar e água potável para todes: não tenho tempo!

 

Você já parou pra pensar se a gente enfileirasse o tempo de 1 minuto na internet de todas as pessoas, quanto tempo teríamos?

Teríamos o equivalente a cerca de 133 mil horas.

Pois é, os dados são bem impactantes e mudam a cada fração de segundo enquanto estamos aqui tendo essa conversa.

Tempo a gente tem, o que não temos (ainda) é a escolha. 

Segundo o infográfico Data Never Sleeps 8.0 (vide figura abaixo) da Domo.com (Domo é uma plataforma que integra ferramentas de analytics, mídias sociais e ERP, facilitando a visualização de dados.) relativo ao ano de 2020, cerca de 41 milhões de pessoas utilizaram o WhatsApp em apenas um minuto, 69 mil pessoas se candidataram a uma vaga de emprego através do Linkedin, consumidores gastaram cerca de um milhão de dólares em compras on line e por aí vai.

Data never sleeps

 


Segundo a nerdweb.com, a transformação digital que ocorreu após a Covid 19 “representa dez anos em apenas um para o campo do marketing digital”.

Ou seja, está cada vez mais claro perceber que, inevitavelmente, estamos migrando para um mundo exponencial. E como podemos aproveitar a exponencialidade em nosso benefício?

Com esses dados do gráfico, as várias áreas do conhecimento tem um vasto material a ser analisado. Podemos citar infinitos temas sobre os quais pesquisadores, médicos, psicólogos, especialistas, jornalistas, etc. podem abordar como objeto de estudo.


Por exemplo: “Qual efeito traz às crianças o excesso de acesso à informação através das redes sociais?”, “O impacto do isolamento social nos idosos pós pandemia”, “O estresse (e as melhoras) causadas aos trabalhadores pelo trabalho home office e as audioconferências”. Etc e tal.


Com esses resultados estratosféricos, ninguém mais, ninguém menos, do que o marketing digital entrou em festa. Imagina você abrir um e-commerce e saber que você tem a possibilidade de alcançar milhares, até milhões de pessoas através das redes sociais para oferecer seu produto!


Não é à toa que os homens mais ricos do mundo são os donos das diversas plataformas e mídias sociais como Facebook, Amazon, Instagram, Netflix, Twitter, Zoom, etc.


Cada minuto na internet pode valer muitos milhões de dólares. Ou até bilhões, as custas do nosso tempo!

Mas, para além disso, cada minuto se bem aproveitado, e com direcionamento, pode mudar definitivamente o rumo de nossas vidas e das próximas gerações nesse planeta. 


Como você utiliza o seu minuto valioso na internet?

Eu, particularmente, uso o meu para defender os animais e a natureza. Algumas vezes para saber as notícias e muitas vezes para estudar e aprender novas habilidades.

Através das redes sociais bilhões de pessoas no mundo praticam o ativismo de diversas causas muito importantes.
Uma das ativistas mais jovens e mais influentes da atualidade chama-se Greta Thunberg (Greta Tintin Eleonora Ernman Thunberg, nascida em Estocolmo, 3 de janeiro de 2003).
Greta é uma ativista ambiental sueca e líder do movimento “Greve das escolas pelo clima” ( Fridays for Future). Ela recebeu inúmeras honrarias e prêmios, e duas indicações consecutivas para o Prêmio Nobel da Paz (2019 e 2020). (Fonte: Wikipédia)


Caso você tenha um smartphone e uma brilhante ideia na cabeça, quem sabe não possa virar o próximo Mark Elliot Zuckerberg: proprietário do Facebook, Fortuna: US$ 118 bilhões (maio de 2021). Ou uma ativista super importante como a Greta!

E aí, conta pra gente nos comentários, o que você faria se o Zuckerberg te desse todo esse dinheiro para transformar o mundo em um lugar feliz para todes?

 

____

Autoria colaborativa. 

Texto proposto por: Sandra Ribeiro

Revisão: Marina Andrômeda

Regresar al blog

2 comentarios

muito bom. muito informativo. parabéns

Anonymous

Excelente texto. Nos faz entrar profundamente no tema e viajar ao longo dele. Parabéns.

Thiago G.

Deja un comentario

1 de 4