Filosofia Kaizen: você conhece, já ouviu a respeito ou não faz a mínima ideia do que estamos falando?

Filosofia Kaizen: você conhece, já ouviu a respeito ou não faz a mínima ideia do que estamos falando?

Certa vez conheci um amigo que, toda vez que alguém o perguntava se ele estava bem, ele respondia: "estou cada dia melhor e melhor, hoje melhor do que ontem, amanhã melhor do que hoje." 

Achei curiosa a forma como ele se coloca em relação à com a vida e como ele falava aquilo sempre com entusiasmo, que bem se notava que o que ele estava falando era verdade. Logo depois, tive contato com o conceito da filosofia Kaizen, que diz muito sobre isso. 

Quer saber do que se trata a filosofia Kaizen? Então, aconchegue-se e venha conosco aprender um pouco sobre essa metodologia oriental, pra lá de interessante, que ajuda na conquista de objetivos a longo prazo!

ORIGEM
A metodologia de aprimoramento contínuo Kaizen, surgiu no Japão como forma de recuperar a indústria, seriamente comprometida devido a graves problemas econômicos decorrentes da Segunda Guerra Mundial.

MAS, AFINAL, QUAL É O SIGNIFICADO DA PALAVRA KAIZEN?
O significado popular da palavra é "mudar para melhor", no entanto, após a popularização do método em virtude de sua utilização no Sistema de Produção Toyota (Toyota Production System ou TPS) na década de 80, o seu significado passou a ser conhecido como “filosofia kaizen” ou “melhoria contínua”.

NA PRÁTICA, COMO O MÉTODO FUNCIONA?
Com o intuito de alcançar a excelência por meio do aperfeiçoamento de todas as etapas de produção de uma empresa, incluindo as tarefas de seus colaboradores, o método visa aprimorar as tarefas de forma gradual e contínua, mantendo o foco em pequenas e crescentes melhorias, enquanto implementa a ideia de que o dia seguinte deve ser melhor que o dia anterior, e assim sucessivamente.

QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS ALCANÇADOS?
São inúmeros! Dentre eles estão o aumento da eficiência, a satisfação do funcionário, as melhorias de segurança etc. A ideia principal é que todos, sejam eles diretores ou colaboradores, estejam comprometidos, por meio de estímulos e recompensas, a essas melhorias.

COMO APLICAR O “ESPÍRITO KAIZEN” NA VIDA PESSOAL E IMPLEMENTAR MELHORIA CONTÍNUA EM NOSSAS VIDAS?

Longe de ser útil exclusivamente para o pensamento de produtividade, o método kaizen nos traz um conceito de vida  step by step, incentiva-nos a dar um passo de cada vez, porém, esses passos devem ser constantes, até alcançarmos os nossos objetivos. O propósito é melhorar 1% a cada dia.

Para alcançar os resultados desejados é preciso traçar metas, seja no trabalho, nos estudos, no campo da saúde etc. Por exemplo, vamos supor que você queira fazer exercícios físicos, mas não tem disciplina para isso: por meio das técnicas da filosofia kaizen, ao invés de planejar exercitar-se durante uma hora por dia, comece com uma meta pequena, mais ou menos uns cinco minutos, e depois vá aumentando gradativamente.

Simples e possível, não é?

Olha aí mais um exemplo: imaginemos que você queira aprender uma nova língua, mas não tem tempo e nem paciência para tal; pois bem, planeje começar com 20 minutos de estudo todos os dias e aumente cinco minutos no decorrer da semana. Dentro de trinta dias já terá alcançado muitas horas de estudo, criando assim novos hábitos de melhoria contínua.

Viu só que legal? A cada pequeno passo todos os seus objetivos começam a ser alcançados e cada um deles corresponde a um avanço pessoal, o que vale muito para torná-lo alguém mais confiante em seus atos e escolhas!

Agora que conhece um pouco sobre a filosofia kaizen, o que acha de trazê-la para a sua rotina de vida, estudo e/ou trabalho?

Os grandes resultados surgem a partir de pequenas mudanças de atitude, logo, o importante é começar!

 

Autora: Sandra Ribeiro
Revisão: Karla Gama, Marina Andrômeda

Voltar para o blog

Deixe um comentário

1 De 4