Nomeada pela ONU como Dia Internacional da Mãe Terra, essa data comemorativa foi implementada em 2009, no entanto, os motivos que a originaram datam da década de 70, comprovando que a preocupação com o futuro de nosso lindo, mas finito planeta azul vem ultrapassando gerações.
Foi o ativista e senador estadunidense Gaylord Nelson (1916-2005) quem realizou, em conjunto com aproximadamente 20 milhões de pessoas, um movimento de protestos e manifestações com o intuito de alertar sobre as importantes questões ambientais.
Em 22 de abril de 1970 as cidades de Washington, Nova York e Portland foram palcos desses clamores cujo principal objetivo era o de pressionar o governo e, oito meses depois, alguns frutos desses esforços puderam ser colhidos por meio da implementação e execução de diversos projetos, além da criação da Agência de Proteção Ambiental (Environmental Protection Agency).
Essas conquistas marcaram a história da ecologia e abriram caminho para muitos eventos focados na busca por soluções e melhorias, como por exemplo, a Conferência de Estocolmo (1972).
O tema do Dia da Terra desse atribulado ano (2021) traz como foco central a restauração de nosso amado lar e, como de praxe, inúmeras atividades ao redor do mundo estão previstas para comemorar, reivindicar e relembrar o imenso valor de todos os benefícios que a Terra, gentilmente nos oferta.
Autora: Karla Gama