Ayurveda para iniciantes: como aplicar hábitos da medicina ayurvédica na sua vida

Ayurveda para iniciantes: como aplicar hábitos da medicina ayurvédica na sua vida

Oie!

Antes de tudo, precisamos molhar os pézinhos nesse tema tão abrangente, para que nos parágrafos seguintes, possamos mergulhar nas águas da Medicina Ayurvédica!

O que é a Ayurveda?

Ayurveda – ciência (veda) da vida (ayur) - é a nomenclatura do sistema médico mais antigo que se há conhecimento, tendo surgido há cerca de quatro mil anos, no interior da Índia (sendo até hoje a medicina oficial do país).

A Ayurveda, é fundamentada em 6 livros: três principais e três acessórios, que tratam desde o entendimento do que é a vida no planeta, funcionamento da vida humana, até a classificação de doenças e formas de tratamento. Esses livros foram desenvolvidos por médicos védicos, que são os chamados Vaidyas.

Pois bem, mas quais são os seus pilares?

Essa medicina adota a filosofia do cuidar para não machucar, ou desequilibrar - dizendo o português correto. Durante todo o tempo, é útil prevenir, cuidar do nosso corpo, mente, consciência, planeta, das pessoas ao nosso redor e sermos empáticos para manter tudo devidamente saudável para as próximas gerações e, principalmente: manter o equilíbrio.

E para isso, queremos manter em mente que no quesito vida humana, possuímos três doshas, sendo eles:

 

VATA (espaço/ether + ar): movimento natural do corpo, circulação sanguínea, respiração, batidas do coração, criatividade, mente.

 

PITTA (fogo + água): metabolismo – a capacidade de transformar o que está externo a nós em nós mesmos: digestão, metabolismo, enzimas, discernimento, inteligência, etc.

 

KAPHA (água + terra): matéria , tudo o que se mantém agregado em nós: tecidos, sistema imune, memória, nutrição, etc.

Sendo assim, o ambiente ao qual somos expostos, as condições de convívio, hábitos e alimentação, afetam diretamente nossos doshas, que precisam ser mantidos equilibrados para que a doença não seja manifestada, logo, é a falta de conhecimento do nosso corpo e os  exageros que geram desequilíbrio e nos adoecem.

Certo, mas e aí? Como aplico isso na minha vida?

Primeiro, é necessário identificar qual é o seu dosha predominante Prakruti

O que é o Prakruti

Quando nascemos, temos uma pré disposição para digerir melhor certos tipos de coisas, alimentos e informações. O especialista em Ayurveda Kimanna Nichols faz uma comparação do prakruti como se fossem 3 pias (Vata, Pitta e Kapha) às quais nós nascemos com elas, cada um com diferentes tamanhos.

A sua menor pia, é onde você tem uma maior tendência ao desequilíbrio. 

Por exemplo, se você nasce com o Prakruti agravado em Pitta, e comer muita pimenta e alimentos quentes, a sua pia de digestão desses alimentos enche (mais rapidamente que as outras pias), e então você terá maior tendência a "derramar" as biotoxinas desse desequilíbrio no seu sistema físico, o que pode causar doenças típicas de cada dosha, que no caso do Pitta, vão desde maior tendência a stress e irritação, até úlceras em casos mais graves. 

Alguns estudiosos dizem que o Prakruti pode ter a ver com a condição que o pai e mãe estavam na hora da concepção, bem como os cuidados queambos tem no período gestacional. 

 Vikruti

De acordo com o ciclo circadiano, horários do dia, informações e alimentos que digerimos a todo o momento, os doshas também são impactados. Ou seja, pode ser que você tenha Kapha como o seu dosha de origem, mas em algum dia e horário mais frios, você pode estar apresentando um desequilíbrio maior em Vatta, o que trará a necessidade de você comer alimentos mais quentes e com sustância. 

Então, em regra geral, não existe regra, o mais importante é mesmo se conhecer e se observar a cada momento, e busca cada vez mais e mais conhecimento para entender como utilizar a ayurveda de maneira inteligente na sua vida. 

Para ter uma ideia de qual pode ser o seu Vikruti do momento, e tendências para o reconhecimento de cada dosha, você pode realizar o teste aqui.

 

Dinachary

O segundo passo é encontrar uma rotina de vida adequada ao seu resultado, utilizando da alimentação, massagem, yoga, meditação, uso de plantas medicinais etc. Em busca de um aprofundamento, poderá buscar um profissional próximo a sua localidade através do site https://ayurveda.org.br/encontre-um-profissional. Ou ainda, utilizar do nosso infográfico com uma dinacharya - guia de equilíbrio e realizar as mudanças que considerar necessária.

Dinacharya

 

Espero que tenham gostado da nossa conversa até aqui e assim como eu, expandido seus conhecimentos.

Até a próxima, esteja bem :)

Autora: Ingrid Amaral
Revisão: Marina Andrômeda

Voltar para o blog

3 comentários

Adorei essa medicina e gostaria de conhecer mais

Elisabeth Cavalcanti dos Reis Leite

Muitas informações, amei!!! Estou em adaptação e buscando saber mais para me adequar. Por enquanto estou por conta própria fazendo as mudanças mas espero logo ser atendida por um profissional para sacramentar esse novo estilo de vida! Gratidão!!!!

Mariana de Araújo

Gostei muito

Welton

Deixe um comentário

1 De 4